19 novembro, 2010

- O Fim de uma saga...

E para outros o início de uma lenda!



“Ainda está para ser criado um livro com a magnitude de Harry Potter e a escrita tão bem trabalhada de Rowling. Em vários aspectos, não só o emocional da estória, pelo lado romancezinho de Crepúsculo, que gira sempre em torno daquele casal maçante. O fato, que ao meu ver, se formos observar numa opinião geral de escritores e pessoal que entendam mais sobre, a obra de Meyer é completamente medíocre se comparada a de J.K. A mulher conseguiu, de forma improvável, dar um ar tão verossímil a sua estória, que você não encontra falhas nem em determinado momento acha a leitura monótona ou cansativa. Esse diferencial é aquele que detalha uma obra ao acaso, modismo por assim dizer, e outra que se impôs por sua perspicácia “literária” e de fatos. Rowling abrange um teor muito mais denso e complexo em seus livros, tanto em referencia a leis, sentimentos, preconceitos, relações que não se prendem apenas ao amor juvenil, mas ao lado incisivo de amizade e companheirismo. Algo que ultrapassa o clichê emocional que encontramos hoje em dia com Crepúsculo. A variação de enredo e continuidade pífia de Crepúsculo torna o livro totalmente incoerente em certas partes e também chato. Ao contrario de Harry Potter, que, pra quem leu, sabe perfeitamente que o que você leu no primeiro livro da saga, pode ser encaixado no último, J.K soube ter base para a escrita, ela PENSOU em detalhes variados para escrever HP. Ao meu ver é logicamente e mentalmente impossível comparar Harry Potter a Crepúsculo porque... a qualidade de conteúdo e seguimento é quase gritante de tão absurda. Enquanto uma pegou um assunto fácil de manusear e transformou um casal em ícone central não dando vazão a praticamente MAIS NADA, J.K Rowling criou uma gama tão extensa de situações, emoções e desenvolvimento inteligente e complexo que muitas pessoas não lêem HP porque simplesmente não entendem as mensagens que os livros tentam transpassar.”

.:: Os personagens ::.


:: Harry Tiago Potter


Nos filmes da série, o personagem Harry Potter é interpretado pelo ator Daniel Radcliffe. Harry é conhecido desde que ainda era um bebê por ter sido o responsável pela destruição do bruxo das trevas mais poderoso que já existiu. Ele nunca soube que era bruxo até os seus 11 anos. Recebeu a ajuda do guarda-caça, Hagrid, para comprar os seus primeiros materiais escolares. Fez amizade com Rony Weasley e Hermione Granger no Expresso de Hogwarts, sendo selecionado mais tarde para a Grifinória.
Porém, desde o seu primeiro ano na escola, foi obrigado a passar por inúmeras provas que colocassem as suas habili
dades de Defesa Contra as Artes das Trevas em prática, pois foi obrigado a lutar contra o Prof. Quirrell e Voldemort, derrotou o Monstro de Slytherin, cem dementadores e passou por três provas do Torneio Tribruxo.
No seu 5º ano, apesar de ter sido desacreditado publicamente pelo Profeta Diário, forma um grupo denominad
o Armada de Dumbledore para combater o método de ensino da professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Umbridge, e descobre a existência da profecia feita pela Profa. Trelawney, que predizia o seu nascimento e a morte do Lorde das Trevas.
Quando mais velho, Harry se uniu a Rony e Hermione em busca das Horcruxes de Lorde Voldemort. Em 1998, ele prova seu heroísmo, causando a destruição das Horcruxes remanescentes, vencendo Voldemort e comprovando a participação da rede de Comensais da Morte em ambas Primeira e Segunda Guerras Bruxas. Harry Potte
r também foi a única pessoa conhecida a ter unido todas as três lendárias Relíquias da Morte.
Harry se casou com Gina Weasley e tiveram três filhos (Tiago Sirius Potter, Alvo Severo Potter e Lílian Luna Potter).
E
le se tornou um Chefe do Quartel-General dos Aurores no Ministério da Magia depois de sair de Hogwarts.


:: Ronald Abílio Weasley

Nascido em 1º de março, Rony Weasley é interpretado por Rupert Grint. É alto, magro, narigudo e cheio de sardas. Melhor amigo de Harry Potter desde que o conheceu a caminho do primeiro ano em Hogwarts, os dois dividem o mesmo dormitório na Grifinória. Por vezes se sentindo mal perto do seu amigo por vir de uma família pobre, já brigou com Harry por ciúmes da atenção que Harry ganha dos outros. Em seu quinto ano, porém, foi nomeado monitor da grifinória ao invés do amigo e, logo depois, conseguiu uma vaga no time de quadribol da casa como goleiro. Embora com um começo de carreira difícil e vergonhoso, conseguiu vencer o campeonato ao final do ano letivo e se tornou campeão.
Rony é o segundo filho mais novo de seus seis irmãos. Harry o encontrou pela primeira vez no Expresso de Hogwarts. No Dia das Bruxas de 1991, Rony insultou Hermione e fez com que ela se trancasse no banheiro das meninas. Foi quando ele e Harry tomaram coragem e salvaram Hermione do trasgo. Hermione mentiu para a professora McGonagall para protegê-los fazendo com que os três se tornassem grandes amigos.
Desde então, Hermione se tornou menos chata e mais útil e amiga, fazendo com que Rony gostasse dela mais e mais, uma paixão que ficou evidente quando Rony deixou de idolotrar Vítor Krum por ele ter ido ao Baile de Inverno com Hermione. Por causa do sucesso de seus irmãos mais velhos, Rony se sentia pressionado em viver de acordo com as expectativas de sua família. Quando mais velho, Rony entrou para uma liga própria ao se juntar a Harry Potter e Hermione Granger em uma busca para destruir as Horcruxes de Lorde Voldemort. Rony Weasley se casou com Hermione Granger e teve dois filhos, Rose e Hugo Weasley. Ele se tornou um Auror no Ministério da Magia depois.


:: Hermione Jean Granger


Nascida a 19 de Setembro de 1979, é a filha única do Sr. e da Sra. Granger. Bruxa nascida trouxa, descobriu em seu aniversário de onze anos que fora aceita na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ela começou a freqüentar a escola em 1º de setembro de 1991, quando tinha quase doze anos, e foi colocada na Casa Grifinória.
Uma aluna academicamente brilhante, Hermione tornou-se amiga próxima de seus colegas Harry Potter e Rony Weasley. Hermione se tornou uma defensora do melhor tratamento para elfos domésticos, formando a associação F.A.L.E..
Em 1995, foi a força impulsora para a criação da Armada de Dumbledore, e lutou na Batalha do Departamento de Mistérios em 1996, na Batalha da Torre de Astronomia e Batalha dos Sete Potter em 1997. Hermione acompanhou Harry em sua busca pelas Horcruxes de Lorde Voldemort e sua destruição, e, mais tarde, lutou na Batalha de Hogwarts.
Após a Segunda Guerra Bruxa, ela conquista um emprego no Ministério da Magia, promovendo sua causa de melhor tratamento para os elfos domésticos antes de ser promovida ao Departamento de Execução das Leis da Magia. Ela se casaria com Rony, e eles teriam dois filhos.


:: Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore.


Além de ser considerado um dos bruxos mais brilhantes dos tempos modernos, teve papel fundamental nas lutas contra os bruxos das Trevas. Logo após se formar em Hogwarts, Dumbledore tornou-se amigo de Grindelwald, e os dois planejaram a dominação bruxa sobre os trouxas e, além disso, planejaram também adquirir imortalidade e poder, através das Relíquias da Morte.
Quando sua irmã, Ariana, morre acidentalmente durante seu confronto com Grindelwald, Alvo, arrependido por sua arrogância e busca incessante pelo poder, contenta-se com seu cargo de professor de Transfiguração em Hogwarts – e mais tarde, Diretor. Ele derrota Grindelwald em 1945 e toma posse da Varinha das Varinhas.
Quando Lord Voldemort começa aterrorizar a Grã-Bretanha, Alvo funda a Ordem da Fênix, opondo-se ao Senhor das Trevas. Depois do fim da Primeira Guerra, Alvo suspeitou que Voldemort voltaria, algum dia, por um único motivo: Harry Potter. Quando Harry o informa sobre o retorno de Voldemort, em junho de 1995, Alvo reagrupa a Ordem imediatamente.
Ele confrontou Voldemort, em pessoa, no fim da Batalha do Departamento de Mistérios. Em 07/1995, Dumbledore encontra e destrói uma das Horcruxes de Voldemort: o anel dos Peverell. No entanto, o anel carregava uma maldição, fazendo com que Dumbledore se ferisse e, posteriormente, seria o motivo pelo qual o bruxo morreria em um ano. Alvo, sabendo que Voldemort desejava sua morte, pede para que Severo Snape o mate.
Alvo viveu seu último ano ensinando Harry sobre Horcruxes e sobre o passado do Senhor das Trevas. Em 06/1996, ele leva Harry à uma caverna, onde Voldemort teria escondido o medalhão de Slytherin. Quando eles retornam a Hogwarts, percebem que a escola fora invadida pelos Comensais da Morte.Alvo, então, é desarmado por Draco Malfoy. Snape intervém e o mata, cumprindo, assim, o pedido de Dumbledore.
Depois de sua morte, Alvo continua ajudando Harry, através de um de seus retratos, situado seu em escritório, em Hogwarts.


:: Tom Marvolo Riddle (Lord Voldemort)


Mais poderosos Bruxo das Trevas na história do Mundo Mágico. Fruto de um matrimônia perversamente maquinado por magia, Voldemort teve pai trouxa, o rico Sr. Tom Riddle, que abandonou a esposa e a criança por nascer, e Mérope Gaunt, uma bruxa de sangue-puro descendente de Salazar Slytherin, falecida logo após o parto.
Criado em um
melancólico orfanato londrino e educado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Tom foi um excepcional aluno, virando ao mesmo tempo Monitor e Monitor-Chefe. Poucos funcionários da escola poderiam ter se quer suspeitado da verdadeira natureza que lhe tomou no futuro, e que se manifestou em vários exemplos sórdidos durante a sua adolescência, da qual Tom nunca era provado culpado, em especial a abertura da Câmara Secreta e a morte dos Riddles.Formado, Tom trabalhou brevemente na Borgin & Burkes antes de desaparecer por muito tempo. Ele mergolhou por completo nas Artes das Trevas, sofrendo inúmeras transformações mágicas extremas, inclusive a criação de várias Horcruxes. Ele assumiu o pseudônimo Lorde das Voldemort e juntou um exército conhecido como os Comensais da Morte, planejando assumir o mundo bruxo e alcançar a imortalidade.
Isso resultaria em
duas guerras e um saldo desagradável de mortes, até que Voldemort foi derrotado finalmente por Harry Potter durante a Batalha de Hogwarts.


:: Draco Malfoy


Nos filmes da série, o personagem Draco Malfoy é interpretado pelo ator Tom Felton. Draco Malfoy é apresentado no primeiro livro, no Beco Diagonal. Desde o começo Harry já tem uma antipatia por Malfoy, que usa do seu dinheiro para se sobrepor às pessoas que estão a sua volta. Quando se reencontram em Hogwarts, a antipatia se torna ainda maior e dura todos os anos em que os dois ficaram em Hogwarts. Draco é geralmente visto em Hogwarts na companhia de seus dois melhores amigos e “guarda-costas”, Vicente Crabbe e Gregório Goyle. Em sua turma também estão Pansy Parkinson, Theodore Nott e Blásio Zabini.

Em seu segundo ano, tornou-se apanhador do time de Quadribol da Sonserina, com a influência e dinheiro de seu pai. Ele também participou da Brigada Inquisitorial e foi Monitor no seu quinto ano de Hogwarts.

Malfoy tem total desprezo aos trouxas e bruxos nascidos trouxas. Após seu pai falhar quebrando a profecia na sala dos Mistérios, Draco torna-se Comensal da Morte no sexto ano, e ganha a missão de matar Alvo Dumbledore e ajudar na entrada de outros Comensais em Hogwarts, porém durante o tempo em que sua casa foi usada como quartel general para Voldemort, percebe-se que Draco odeia ser um Comensal da Morte. Quando termina a batalha final em Hogwarts, aparenta-se que Draco e sua família se arrependem e são inocentados. Anos mais tarde, Draco casou-se com Astoria Greengrass e teve um filho, Escórpio Hyperion Malfoy.

.:: A Saga ::.

Harry Potter and the Sorcerer’s Stone

Órfão de pai e mãe, Harry Potter vive num quartinho embaixo da escada na casa dos tios, que o rejeitam. O menino também sofre com a perseguição do primo mimado, Duda. No dia de seu aniversário de 11 anos, ele descobre que é um bruxo e que a estranha cicatriz em sua testa, na forma de um raio, foi provocada por um duelo com Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que matou seus pais. Ele ingressa na Escola de Magia de Hogwarts, conhece seus dois maiores amigos, Rony e Hermione, aprende a jogar quadribol e enfrenta, novamente, seu maior rival.

Harry Potter and the Chamber of Secrets


Em seu segundo ano na Escola de Magia de Hogwarts, Harry Potter começa a ser atormentado por vozes estranhas, que parecem sair de dentro da sua cabeça. Ele descobre ser ofidioglota, característica rara entre os bruxos, o que levanta suspeitas dele ter sido o responsável por abrir a Câmara Secreta, que guarda o terrível monstro Basilisco. Manipulada por Voldemort, Gina Weasley, irmã de Rony, é capturada e levada à Câmara – e somente Harry pode salvá-la. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria.

Harry Potter and the Prisioner of Azkaban


Agora com 13 anos, Harry Potter torna-se mais rebelde, desafiando os tios e os professores. Nas aulas com o professor Lupin, ele aprende como enfrentar os terríveis dementadores, que se alimentam da alma das pessoas, e são os guardiões da prisão de Azkaban, de onde fugiu Sirius Black. Há indícios de que o prisioneiro possa estar na escola e, o que é pior, de que haja um traidor em Hogwarts. Inúmeras surpresas mostram que é preciso cuidado para reconhecer a distância entre a versão de alguns fatos e a verdade. A autora ainda presenteia o leitor com emocionantes partidas de quadribol, novas e assustadoras criaturas mágicas e um final surpreendente.

Harry Potter and the Goblet of Fire


No quarto ano em Hogwarts, Harry Potter, embora ainda sem idade suficiente, é misteriosamente selecionado pelo Cálice de Fogo para competir no arriscado Torneio Tribruxo. Estranhos sinais luminosos no céu mostram que Voldemort pode estar anunciando sua volta. Além disso, a marca na testa de Harry não pára de doer, o que sempre significa que algo muito tenso está para acontecer. Harry e seus amigos precisam enfrentar testes terríveis, dentro e fora da gincana.

Harry Potter and the Order of the Phoenix


O Ministério da Magia começa a intervir em Hogwarts, não acreditando no retorno de Voldemort propalado por Harry Potter e Alvo Dumbledore. Indicada pelo Ministério como professora de Defesa Contra as Arte das Trevas, Dolores Umbrigde proíbe a matéria para alunos mais novos, o que leva Harry a fundar a Armada Dumbledore, para ensinar seus colegas a se defenderem do lorde e seus Comensais da Morte. Na batalha bem versus mal, Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a perda de alguém muito próximo. Não foi por acaso que J. K. Rowling chegou às lágrimas escrevendo o quinto volume da série.

Harry Potter and the Half-Blood Prince

Dumbledore passa a dar aulas particulares a Harry Potter e lhe mostra na penseira – bacia de pedra para estocar lembranças – fatos que confirmam a busca de Voldemort pela imortalidade através das Horcruxes, objetos criados para guardar parte da alma. Com Hogwarts invadida pelos Comensais, Potter presencia o assassinato de Dumbledore pelo ambíguo professor Severo Snape, o “Príncipe Mestiço”, cumprindo seu Voto Perpétuo para não morrer. Junto de Rony e Hermione, Harry parte para encontrar e destruir todas as Horcruxes do lorde das trevas, tornando-o mortal.

E finalmente e infelizmente o último livro da saga...

Harry Potter and the Deathly Hallows

Voldemort está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os leais amigos Rony e Hermione, Harry descobre as “Relíquias da Morte”, que serão úteis na batalha do bem contra o mal. Ação eletrizante conduzida com maestria por J. K. Rowling, concluindo os passos de herói de Harry Potter na maior saga bruxa de todos os tempos.

.:: Feitiços ::.




(Accio)

Encantamento usado para atrair coisas num Feitiço Convocatório. Apareceu pela primeira vez quando Molly confiscou Caramelos Incha-Língua do bolso de Jorge. Harry teve dificuldades para aprendê-lo, mas acabou por dominá-lo perfeitamente e usá-lo durante a Primeira Tarefa do Torneio Tribuxo.

(Alohomora)

Encantamento usado em diversos momentos para abrir portas trancadas. Nem sempre funciona para abrir portas fechadas com feitiços poderosos. Aparece pela primeira vez quando Hermione o usa para abrir uma porta onde ela e seus colegas possam se esconder de Filch. Atrás da porta está Fofo e este é o momento no qual os garotos vêm pela primeira vez o cão de três cabeças. O feitiço volta a ser usado muitas outras vezes, mas não serve para abrir a porta da sala de Dolores Umbridge, nem a misteriosa porta trancada do Departamento de Mistérios (atrás da qual possivelmente se estuda o amor).

(Avada Kedavra)

C
ausa a morte instantânea depois de um lampejo de luz verde. Geralmente não deixa rastros, como por exemplo uma marca que possa ser detectada por uma autópsia trouxa.

(Cruciatus – Crucio )

Uma das Maldições Imperdoáveis. Causa à vítima um intenso sofrimento.

(Estupefaça)

Um jorro vermelho de luz que deixa inconsciente a pessoa que recebe o feitiço.

(Expelliarmus)

Retira a varinha ou qualquer outra arma ou ferramenta da mão do oponente. Um raio vermelho ofuscante é lançado quando este feitiço é usado. Pode apenas retirar a varinha da mão do oponente ou pode lançá-lo por metros dependendo da força do feitiço e do oponente.

(Expecto Patronum)

Também conhecido como Feitiço do Patrono. Feitiço muito avançado que provoca dificuldade em muitos bruxos habilitados, acima do nível normal de bruxaria que se usa para se afastar Dementadores. O feitiço conjura um patrono, guardião prateado fantasmagórico de forma animal que se interpõe entre a pessoa que o lança e o dementador. Funciona como um antidementador.

O patrono é um tipo de energia positiva, composto de felicidade, esperança, vontade de viver, do que o dementador se alimenta. Logo, quem o conjurou não consegue sentir desesperança, então o dementador não consegue afetá-lo.

(Lumos)


Acende uma luz na ponta da varinha, serve para iluminar lugares escuros.

(Imperius Curse)

É uma das Maldições Imperdoáveis que deixa a vítima completamente sob o controle de quem a lançou, que pode ordenar à vítima fazer qualquer coisa que desejar. Quando se está sob a Maldição Imperius (que é lançada com a palavra “Imperio”), o indivíduo perde totalmente a noção sobre o que é certo e o que é errado e passa por cima de sua própria vontade, ou seja, o autor da maldição tem controle total sobre a pessoa. Mesmo que não exista nenhum contra-feitiço, é possível, no entanto, se tornar resistente a ela.

(Nox)

É o contra-feitiço do Lumus, ou seja, apaga a luz produzida por uma varinha.

(Priori Incantatem)

Quando duas varinhas de mesmo cerne são forçadas a duelar, ocorre um fenômeno denominado Priori Incantatem, ou reversão dos feitiços. A varinha de um dos bruxos começa a regurgitar as últimas mágicas que realizou, em ordem inversa. Esses “ecos” se comportam de forma similar aos seus respectivos alvos, como acontece nos retratos bruxos.

(Sectumsempra)

Causa profundos cortes na vítima. É um feitiço das trevas, que se sabe ter sido criado por Snape.

(Wingardium Leviosa)

São feitiços utilizados
para levitar objetos e pessoas.

.:: Porções ::.


(Amortentia)

Gera uma paixão obsessiva

Ingredientes: Por ser uma Poção do Amor, deve incluir ovos congelados de Cinzácaro.

É a poção do amor mais poderosa do mundo. Tem brilho perolado e seu vapor sobe em espirais características. Tem um cheiro diferente para cada pessoa, de acordo com o que as atrai. A Amortentia na realidade não gera o amor, pois é impossível produzí-lo ou imitá-lo.
A poção apenas causa uma forte paixonite ou obsessão. Provavelmente é uma das poções mais poderosas e perigosas, pois muitas pessoas subestimam o poder do amor obsessivo.

(Felix Felicis)

Ingredientes: desconhecidos.

Poção da sorte, de cor dourada e brilhante, considerada a sorte líquida. Poção difícil de se produzir e de efeito catastrófico se errar-se na fórmula, demora seis meses para ficar pronta sendo cozida em fogo baixo. Se for ingerida nas quantidades certas, dá a pessoa sorte nas coisas que faz, mas ingerida constantemente, causa tonteiras, irresponsabilidade e perigoso excesso de confiança. É extremamente tóxica em grandes quantidades.

(Veritaserum)

Ingredientes: penas de dedo duro.

Poção que faz com que todas as pessoas que a bebem falem somente a verdade. A poção não tem cheiro e nem cor, e é muito utilizada para investigações (mas dependendo das capacidades mágicas do bruxo, pode não funcionar).


.:: As Relíquias da Morte ::.



As Relíquias da Morte são presentes dado pela Morte aos irmãos citados no livro infantil Os Contos de Beddle, o Bardo. Esses objetos eram a Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e o Manto da Invisibilidade. Esses três objetos mágicos são representados pelo símbolo que representa cada relíquia (um triângulo, um círculo e um risco no meio).

.:: Horcruxes ::.

Diário de Tom Riddle (destruído em Câmara Secreta)
Medalhão de Salazar Slytherin (destruído em Relíquias da Morte)
Taça de Helga Hufflepuff (destruído em Relíquias da Morte)
Diadema de Ravenclaw (destruído em Relíquias da Morte)
Anel dos Gaunt (destruído em Enigma do Príncipe)
Nagini (destruído em Relíquias da Morte)
Harry Potter (destruído em Relíquias da Morte – apenas a parte em que vivia uma parte da alma de Voldemort)





"O mundo não se divide entre gente boa e Comensais da Morte. Todos temos luz e trevas dentro de nós, o que importa é o lado no qual decidimos agir, isso sim é o que realmente somos."

(Sirius Black - Harry Potter e a Ordem da Fênix, filme)


.:: Agradecimentos ::.

J.K Rowling por criar um mundo mágico capaz de me fazer sonhar durante toda a minha infância. E por através de cada livro me mostrar o valor da amizade, o valor do companheirismo e como é importante enfrentar nossos próprios medos.




NOX!

Um comentário:

  1. Rapaz, será que você gosta de HP... Olhe, eu nunca o li... Mas assisti, então não há muito o que dizer. Bjo!

    ResponderExcluir